REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo

LEITURA ORANTE

28 Comum Sábado = Lc 12,8-12 = Instruções de Jesus aos discípulos para serem firmes na perseguição.

       

Pe. Giovanni Pontarolo - Missionário pela oração / Ibiporã-PR

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

 

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

 

8 Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;

9 mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

10 Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.*

11 Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa,

12 porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer.

 

 

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

 

Jesus está em viagem para Jerusalém onde haverá perseguições, e adverte os discípulos para serem fiéis e não vacilar.

 

Jesus lembra-nos de que “reconhecê-lo ou negá-lo diante dos homens” traz graves consequências para nossa vida. Jesus nos fortifica com aa luz do Espírito Santo. Quem testemunhar o Filho do homem diante dos homens, receberá testemunho diante dos anjos de Deus.

 

Ao contrário quem foi iluminado pelo Espírito Santo, e assim mesmo falar contra Jesus, não será perdoado porque nega a verdade que reconheceu e confessou.

É diferente o caso de quem conheceu Jesus como um simples homem, mas ainda não foi iluminado pelo Espírito Santo: se falar contra Jesus, poderá ser perdoado por motivo de sua ignorância.

 

Quem foi iluminado pelo Espírito evangelizará também nas dificuldades: na frente dos tribunais tem ocasião de confessar sua fé sem medo, porque nas dificuldades é o Espírito que dá testemunho de Jesus.

O discípulo que foi iluminado pelo Espírito, confessou sua fé na hora do batismo e deve testemunhar também nas perseguições.

 

ORAR: Dialogar com Deus para dar-lhe minha resposta: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.

 

Senhor Jesus, que eu seja sempre pronto a dar testemunho da fé que é o fundamento do meu modo de viver. Não só com palavras, mas com as ações mostre a esperança que tenho em você, que me levará ao convívio dos anjos do céu. Assim que o seu Espírito sempre me fortifique para ser fiel a você mesmo quando encontrar quem me perseguir por não concordar com as injustiças, ou quem zomba da minha fé.

 

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

 

 

À primeira vista, parece que raramente negamos nosso Senhor diante dos homens. Mas é necessário lembrar que muitas vezes não damos um testemunho cristão por medo de zombaria, desprezo até a perseguição.

 


REFLEXÕES DIÁRIAS – Pe. Giovanni Pontarolo