REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo

Pe. Giovanni Pontarolo - Missionário pela oração / Ibiporã-PR

LEITURA ORANTE

29 Comum Terça f. =Lc 12,35-38 = Necessidade de vigilância, porque o Senhor não tarda a vir

 

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea          

 

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

 

35 Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas.*

36 Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.

37 Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á.

38 Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos!

 

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

 

Jesus conta a parábola dos servos que esperam o patrão chegar, e devem estar prontos para abrir-lhe a porta da casa.

Jesus em sua vida terrena era simples, manso e humilde de coração, mas ele é o Senhor que um dia voltará para fazer seus discípulos participar da glória que recebe do Pai. Os discípulos devem sempre estar preparados para o grande encontro com o Senhor. A vida é um esperar ativo.

Por isso os empregados devem ficar vigiando, prontos para servir ao seu senhor a qualquer hora da noite chegar. Ficar vigiando significa constante atenção para fazer o bem, empregar nossa vida e nosso tempo cumprindo a missão que Deus nos confiou, e não ficar relaxados e acomodados fazendo o que gostamos.

 

Para concluir a parábola Jesus conta um fato que não costuma acontecer tão frequentemente. O patrão arregaça as mangas e vai servir à mesa a seus empregados. Isto significa que o próprio Deus vai servir a nós. Nós sentados, e Deus nos servindo, vai partilhar da sua felicidade eterna.

Mas lembremos que desde agora ele está servindo a nós a vida e as energias vitais, de graça, sem pedirmos, e geralmente, sem agradecermos.

Como é bonito o Reino de Deus, mas é necessário estar sempre preparados fazendo a vontade de Deus, porque o Senhor pode chegar a qualquer hora para nos chamar.

 

 

ORAR: Dialogar com Deus para dar-lhe minha resposta: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.

 

Jesus, obrigado por todos os dons que recebemos nesta vida. Mas quantas vezes somos vencidos pelo cansaço, pelo relaxamento espiritual. Dá-nos a graça de perseverar no bem sem nunca cansar. E que seu Espírito conserve vivo em nosso coração o desejo do encontro com o Pai no final de nossa caminhada nesta terra.

Quando verei a vossa face, Senhor? Dá-me a graça da perseverança para suportar a longa vigília que é a vida nesta terra.

 

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

 

Para Deus não existe feriado, o feriado será no céu.

Estaremos preparados servindo ao próximo sem nunca parar, sem relaxar. Nunca dizer: Eu já fiz a minha parte. Agora vou descansar. Nunca pensar que já fizemos demais, todo o nosso tempo e nossas energias devem ser empregados para fazer o bem.



REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo