PALAVRA, FÉ e EXPERIÊNCIA - GERCINA CARDOSO

 

QUEM É JESUS PARA MIM?    

Maria Gercina Cardoso - Autora dessa publicação 


Certa vez, Jesus quis saber o que as pessoas pensavam DELE e perguntou aos Apóstolos, o que eles ouviam o povo falar DELE. "O que dizem os homens que eu sou?"(Mc 8, 27) e os apóstolos responderam o que eles ouviam falar de Jesus, mas, Jesus foi além e perguntou diretamente para eles: "E vós quem dizeis que eu sou?" (Mc. 8,29). Pedro iluminado por Deus e em nome de todos respondeu: "TU ÉS O MESSIAS". Nós, os cristãos batizados, deveríamos sempre fazer esta pergunta: Quem é Jesus para nós? Pedro respondeu, mas foi iluminado, por que nem ele mesmo sabia o que era ser o MESSIAS, por que os judeus esperavam um salvador que fosse forte, guerreiro, que vinha guerrear e salvar o povo da opressão dos romanos em que viviam. Não sabiam que seguir Jesus é assumir com ELE a missão de doar a própria vida, de se entregar até as últimas consequências de morte, e morte na cruz. É perder a vida para salvá-la, é carregar a própria cruz todos os dias, e vencer o orgulho, o egoísmo e seguir Jesus com compromisso firme a fim de que nosso compromisso, nosso sofrimento, nossa cruz, alivie o sofrimento do irmão.

Assim como os apóstolos não compreendiam, naquela época, nós hoje muitas vezes não compreendemos, quando caímos em tentação de querer um Jesus segundo a nossa própria vontade, os nossos interesses vivendo uma religião de aparência e não de entrega da vida nos acontecimentos do dia a dia. Jesus continua sendo o MESSIAS que se doa a todos, se entrega totalmente, especialmente àqueles que sofrem, são marginalizados. Nós como discípulos devemos participar da missão de Jesus, assumir a cruz e as suas consequências da partilha, da doação, da busca do irmão, enfim do amor integral. Jesus nos quer discípulos que o seguem, com uma vida que se doa ao serviço do irmão e por isso ganha sentido. A obra da evangelização exige um amor radical e nos momentos de dúvidas, incertezas, perguntemos a nós mesmos: "Quem é Jesus para mim?". Procuremos a resposta com toda sinceridade, no fundo do nosso coração quem é Jesus para nós?

Estamos nos aproximando de um acontecimento muito importante para os brasileiros e devemos nos preparar para escolher quem vai dirigir nossa cidade, quem vai determinar coisas que podem melhorar ou piorar a vida do povo, da comunidade. Será que os nossos escolhidos sabem quem é Jesus para o povo? Seguem esse Jesus no serviço e na doação ao irmão? Sabem carregar a cruz da entrega total, especialmente daquele que sofre e é marginalizado? Assumem o compromisso da partilha, da doação total e do amor ao próximo?. Precisamos saber fazer a nossa escolha, não baseados na amizade, no interesse pessoal de promessas que nunca serão cumpridas, na troca de favores. Lembremos que durante 4 anos ficaremos à mercê de pessoas que podem ou não lutar em favor do povo.

É na oração que vencemos as tentações e encontramos forças para seguir Jesus e cumprir nossa missão de evangelizar. Peçamos que o Espírito Santo e Maria nos ajudem a sermos missionários e perseverantes em meio às dificuldades e incompreensões no mundo de hoje cheio de ganância e desonestidade.


Maria Gercina Cardoso - Um exemplo de leiga que assumiu com alegria o trabalho pastoral na PSCJ