PALAVRA, FÉ e EXPERIÊNCIA - GERCINA CARDOSO

 

Maria Gercina Cardoso - Autora dessa publicação 
O TEMPO DO ADVENTO 

    Hoje iniciamos o tempo do ADVENTO, tempo de espera e preparação para a vinda do Salvador. Jesus nos convida a sermos vigilantes, mas, vigiar com responsabilidade. Precisamos estar atentos hoje, mas voltados para o futuro. "Vigiai portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer" (Mc 13, 35). A vigilância é uma atitude que devemos tomar hoje e agora, mas voltada para o futuro, para o que vai acontecer: A vinda do dono da casa. Isso deve nos deixar em uma expectativa, num suspense. "Quando virar o patrão?". O nosso patrão é um Deus que caminha e se relaciona conosco, que é próximo de nós e por isso nos dá responsabilidades sobre sua casa, que é o mundo que ele criou. Precisamos ser comprometidos e viver na esperança, esperando o momento que ELE virar para prestar contas do que fizemos com a confiança que ELE depositou em nós.

    Tem várias maneiras de vigiar, mas para o Cristão é estar atentos, não perder oportunidades de lutar, fazer algo pelo próximo, é saber separar os momentos. A oração nos ajuda a discernir o bem do mal. A nossa oração tem que nos levar à ação porque é na oração que se transforma em ação, que nos aproximamos de Deus. Pela oração, é que tomamos consciência de nossa responsabilidade com a natureza, com os irmãos e nas situações que surgem no dia a dia.

    Às vezes queremos que Deus resolva coisas que é nossa responsabilidade de resolver. Pedimos que acabe com as divisões entre os irmãos, a fome, a violência, a corrupção, mas quem criou a fome a violência, a corrupção não foi Deus e quem elege políticos corruptos também não foi ELE. O cristão não pode nem pensar que a fome, a violência, a corrupção e todo mal, vai acabar sem o nosso compromisso concreto, todos precisamos fazer nossa parte. Se cada um fizer sua parte um dia o mundo vai mudar. É na oração, na Eucaristia e na Palavra de Deus que encontramos forças para continuar trabalhando vigilantes para que o mal não domine o coração dos nossos irmãos, para que quando o dono voltar, nos encontre comprometidos com a construção do Reino na firme esperança e seguindo os valores vividos por Jesus e deixados pra nós. Somos responsáveis pela casa do patrão. Sejamos fiéis ao nosso compromisso para quando ELE voltar não nos encontrar dormindo no comodismo, na indiferença e falta de amor ao irmão.

   Pensamos a Jesus que nos ajude a sermos vigilantes estar atentos aos acontecimentos e a termos coragem de trabalhar por um mundo melhor começando por nós mesmos.



Maria Gercina Cardoso - Um exemplo de leiga que assumiu com alegria o trabalho pastoral na PSCJ