REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo

 

LEITURA ORANTE

Pe. Giovanni Pontarolo - Missionário pela oração / Ibiporã-PR

TODOS OS SANTOS = Mt 5,1-12 Bem-aventuranças

 

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

 

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

 

1 Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus  discípulos aproximaram-se dele.

2 Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:

3 Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!

4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.

12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

 

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

 

A Igreja celebra numa só festa todos os santos que viveram, sofreram com Cristo e com ele são glorificados; propõe aos fiéis seus exemplos que atraem todos ao Pai por meio de Cristo, e implora por seus merecimentos os benefícios de Deus.

 

É necessário ver a diferença entre o modo de viver do mundo e o modo de viver de Jesus:

 

O mundo estima quem possui muitos bens, busca alegria, conforto, prazer. No mundo, o mais forte sempre tem razão, defende seus direitos, é violento e mentiroso. Quando ele mata a culpa é sempre da vítima. No mundo, cada um exige seus direitos e passa por cima dos direitos dos outros. Por isso aumenta a violência e a morte.

 

Jesus nasceu pobre, em Nazaré ganhou a vida num trabalho honesto, confiou em Deus e não nos bens materiais. Jesus sofreu fome, sede... aceitou os sofrimentos da vida sem revoltar-se, chorou o amigo Lázaro morto. Jesus era manso, não queria vingança, mas Salvação porque confiava na justiça de Deus. Jesus renunciou a seus direitos para se colocar ao serviço de todos. Foi considerado louco, possuído pelo demônio, foi morto como um marginal. E ressuscitou.

 

Quem está no reino de Deus?

Está no Reino de Deus quem vive como Jesus: Quem tem o coração do pobre que se apoia em Deus. Quem sabe aceitar a vida do jeito que ela vem e faz o bem da melhor maneira que lhe é possível. Quem é simples, humilde, manso, justo, honesto, quem é puro nas suas intenções e promove a paz.

Estas pessoas podem até sofrer, chorar, podem até ser perseguidas, mas não se revoltam contra a vida porque sabem que o Pai do céu está sempre perto deles, dando força, acolhendo, dando a paz interior. Esse foi o modo de viver de Jesus, este é o modo de viver de seus discípulos. As Bem-aventuranças são o caminho da verdadeira alegria porque ajudam a viver livre e desprendido de todas as exigências deste mundo.

 

Nós somos santos, chamados a viver como consagrados a partir ne nosso batismo, crisma e eucaristia unidos a Jesus, o Filho de Deus. Ele nos doa o Espirito para ter a luz e a força de viver as bem-aventuranças.

 

ORAR: Dialogar com Deus para dar-lhe minha resposta: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.

 

Jesus, você nos disse: “aprendei de mim, manso e humilde de coração”. Quero ser seu discípulo e aprender de você. Por isso peço seu Espírito de mansidão ao lado de meus irmãos que às vezes são violentos, peço o dom de ser humilde frente a Deus e à vida, e trabalhar pela justiça e a paz reconhecendo que tudo é dom. Dá-me a alegria de sentir que não estou sozinho nas dificuldades da vida, mas além de minhas forças posso contar com o amor do Pai do céu que me dá as pequenas alegrias desta vida e a glória em seu reino de amor.

 

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

 

Papa Francisco nos anima:

Hoje é festa de família porque os santos estão perto de nós, até são nossos irmãos e irmãs mais verdadeiros. Nos compreendem, nos amam, sabem qual é nosso verdadeiro bem, nos ajudam e nos esperam. Estão na felicidade, e nos querem felizes com eles no paraíso. O caminho das Bem aventuranças é o caminho da felicidade. Por isso eles nos convidam no caminho da felicidade, as Bem aventuranças, como nos indica o Evangelho de hoje.

 

O evangelho diz felizes os pobres. Enquanto o mundo diz felizes os ricos. O evangelho diz felizes os mansos, enquanto o mundo diz felizes os prepotentes. O evangelho diz felizes os puros, enquanto o mundo diz felizes os aproveitadores que gozam. Este caminho das Bem aventuranças parece levar à derrota, mas o Apocalipse lembra que eles, os santos, tem nas mãos os ramos símbolo da vitória. Eles nos convidam a ficar do seu lado, aquele de Deus que é santo.

 

E nós de que lado estamos? Aquele de Deus ou aquele da terra? Vivemos para o Senhor ou para nós mesmos, para a felicidade eterna ou para alguma satisfação passageira?

Perguntamo-nos: Quero realmente a santidade, ou fico satisfeito sendo um cristão sem desonra e sem louvor, que acredita em Deus e respeita o próximo mas... sem exagerar.

 

Nascemos para gozar a felicidade de Deus. Deus pede tudo, mas oferece tudo: a vida e a felicidade para a qual fomos criados. Portanto, ou santos ou nada!

É bom deixar-nos provocar pelos santos que enquanto viviam aqui não tinham meias medidas, e agora lá no paraíso torcem para que nós escolhamos Deus, a humildade, a mansidão, a misericórdia, a pureza, para que nos apaixonemos ao céu, mais que à terra.

 

Os santos nos pedem para pôr em prática este evangelho e pegar o caminho das Bem aventuranças. Não significa fazer coisas extraordinárias, mas de todo dia seguir este caminho que leva ao céu, nossa casa, nossa família. Hoje contemplamos o nosso futuro e celebramos aquilo para o que nascemos: gozar para sempre a felicidade de Deus.

O Senhor diz para quem escolheu o caminho das bem aventuranças: Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus.

Maria, Rainha de todos os santos, nos ajude a seguir com decisão o caminho da santidade.

 


REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo