O QUE SIGNIFICA CELEBRAR O NATAL COMO DOM DE DEUS EM TEMPOS DE PANDEMIA?

Estamos desaminados e tristes, parece que este tempo tão esperado não tem o mesmo brilho dos outros anos. Perdemos pessoas, outras continuam doentes, sem empregos, passando fome...parece que a esperança se foi...nos sentimos sós e vazios...

Mas o que é o natal? Ou melhor dizendo, para mim, como eu vivi o natal todos esses anos?

Para muitos, esse período do ano é: grandes festas com banquetes fartos e com muita gente comendo e bebendo sem parar, trocas de presentes. E a única preocupação consiste no uso das melhores roupas e sapatos, o mais importante é ostentar e parecer melhor que os outros. Mas será deve ser assim? É esse que deve ser o sentido do natal?

Para nós, cristãos, deveria ser a preparação para vinda de Jesus, uma vinda que não é simbólica, mas concreta. Ou seja, devo preparar a minha vida, refletir que gestos faço que ainda não estão de acordo com aquilo que Jesus diz para eu fazer, repensar se estou sendo alguém que mais acolhe do que julga, se consigo me sensibilizar diante do sofrimento do meu irmão (meu pai, minha mãe, meu vizinho, meu amigo, colega de trabalho) e ser luz onde estou e não confundir e gerar mais intriga. Natal é fazer Jesus nascer na minha vida todos os dias, consertar as faltas, reconhecer que erro e ser humilde para pedir perdão e ajuda quando preciso.

Então, como fazer Jesus renascer na minha vida em época de pandemia?

A pandemia nos trouxe tristezas, frustações e muitos desafios. Mas, talvez as pessoas que vivem hoje no mundo ainda não tiveram a oportunidade de refletir o que era essencial para viver. A Covid 19 nos tirou a sensação de que tendo dinheiro e ciência nada poderia nos abalar, abriu o caminho para o difícil entendimento de que somos todos iguais sujeitos as mesmas situações, pois tendo dinheiro ou não a doença ataca a todos, sem fazer diferença de idade, sexo, raça, religião ou quanto dinheiro tenho no banco.

Para tanto, nos foi dada a oportunidade de aprendermos, mesmo que a um custo altíssimo, de que sozinhos não conseguiremos superar esse momento tão difícil. Precisamos aceitar nossas diferenças e nos unirmos, pois só assim somos mais fortes. É necessário estarmos juntos, fazer comunidade, partilha, comunhão/eucaristia para superar não só a COVID, mas também as dificuldades do dia a dia. Compartilhando a vida uns com os outros para que todos vivam a essência do amor, da compaixão e da esperança de que é possível ter um mundo mais fraterno como Jesus nos ensina.

 

Faça, com a sua vida, Jesus renascer todos os dias no mundo!

 

 

 

 

  

 

 

 Escrito por: 

Arnaldo Santos (Comunidade Divino Espírito Santo) 

e Talita Cavalheiro (Comunidade Dom José Maritano)