PALAVRA, FÉ e EXPERIÊNCIA - GERCINA CARDOSO


Imagem ilustrativa - site da ECC

Chegou o grande dia esperado pelos cristãos. Dia que comemoramos o nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo. Jesus continua procurando um lugar para nascer, como a mais de dois mil anos. Abramos o nosso coração para receber Jesus que é vida, amor, perdão, solidariedade e deixar que a luz do Jesus Menino invada nosso coração e  nos dê a paz. Jesus vem ao nosso encontro, ELE não se importou em nascer em uma manjedoura, tendo apenas Maria, sua mãe e José seu Pai Adotivo. Não  tinha lugar bonito e apropriado para o salvador nascer, não se  importou com nada disso. O  importante era vir ao encontro da Humanidade para salvá-la.

José e Maria não encontraram lugar nas hospedarias, tiveram que se contentar com o que conseguiram: O lugar mais simples e pobre possível, onde os animais viviam e comiam e seus primeiros visitantes foram os pastores. Pessoas simples,  pobres e até desprezadas, mas foram as primeiras a tomar conhecimento do seu Nascimento e imediatamente foram ao seu encontro e depois de verem o Messias partiram de volta e foram os primeiros que anunciaram a chegada do REI, FILHO DE DEUS, SALVADOR DA HUMANIDADE.    

Não basta irmos ao encontro de Jesus e encontrá-Lo, temos que anunciar ao mundo, começando na nossa família, amigos, trabalho,  comunidade etc... e este anúncio deve provocar alegria, esperança, mudança de vida nas pessoas porque "DEUS ESTÁ CONOSCO", no meio de nós. Devemos ser cristãos que apontam caminhos de Esperança diante das dificuldades do dia a dia.    Devemos anunciar esse Jesus que nos  AMA TANTO,  anunciar com palavras mas principalmente com o nosso testemunho de vida com o nosso irmão marginalizado que precisa de nós: "TIVE FOME, SEDE, DOENTE, PRISIONEIRO...Quando foi que te vimos com  fome e sede.... "TODAS AS VEZES QUE FIZESTE OU NAO FIZESTE... foi a mim..."" (Mt 5,1-12). As Bem Aventuranças.      

Neste Natal tão diferente de todos os que já vivemos, com tantas perdas, mas também com tantas GRAÇAS, tantas oportunidades de fazer um Natal como Deus quer, aprendamos com Maria a observar e meditar os fatos e as notícias que nos chegam diariamente, para descobrir os caminhos de Deus, especialmente os mais difíceis. Deus age por meio de nós e dos acontecimentos.

Saibamos neste Natal, descobrir a MÃO DIVINA, presente nos altos e baixos da vida e jamais perder  esperança porque JESUS NASCEU e está presente em nosso meio.



Maria Gercina Cardoso - Um exemplo de leiga que assumiu com alegria o trabalho pastoral na PSCJ