Por André Santos - Discipulado - NSD
A noite desta terça-feira, 15 de setembro, foi especial para os fiéis da comunidade Nossa Senhora das Dores, que, com muito alegria, elevaram orações e manifestaram sua devoção comunitária a Maria. Na oportunidade, a tradicional coroação de Nossa Senhora das Dores foi realizada tanto na Igreja quanto nas casas das famílias, que puderam acompanhar de forma online pela página do facebook da paróquia.
![]() |
Paroquianos participaram da celebração presencialmente respeitando as regras de distanciamento. |
Devido a limitação da participação presencial e respeitando as medidas do distanciamento social, as famílias realizaram o gesto de coroação de Nossa Senhora nas suas casas, num belo gesto de comunhão e partilha.
![]() |
Famílias realizando o gesto de coroação de Nossa Senhora direto das suas casas / Fotos envidas pelo WhatSapp. |
A tradicional coroação de Nossa Senhora das Dores, foi um momento de protesto diante de tanta indiferença por parte do poder público frente a um momento histórico de emergência na saúde do nosso país.
A Celebração lembrou e a triste marca de mais 133 mil mortos pelo covid-19. São muitas famílias com o coração transpassados pela dor da perda, e nessa proximidade olhamos Maria, Nossa Senhora das Dores, e com ela tentamos caminhar pela esperança.
O Manto de Nossa Senhora
O manto desse ano traz a lembrança de algumas pessoas de nossas comunidades que fizeram sua Páscoa, interligadas à uma árvore, simbolizando a vida eterna, sendo seus testemunhos de vida, frutos no meio de nós.
Do outro lado trazemos as famílias, unidas como Igrejas Domésticas na perseverança pascal. Trazemos também a Eucaristia, Cristo vivo e presente no meio de nós, principalmente na vida e história dos mais necessitados e excluídos.
O manto traz ainda uma homenagem aos profissionais da saúde que estão na luta contra a pandemia. Esses profissionais estão 'lavando os pés uns dos outros' quando concretizam seu serviço no cuidado a vida, servindo noite e dia, cansados, deixando até suas famílias para ir salvar outras.
Trazemos também o olhar de Santa Dulce dos Pobres, que nos ensina a ver, se aproximar, compadecer e cuidar dos enlutados, doentes e oprimidos.
Pascom PSCJ
Foto: João Amaral - Pascom PSCJ
Endereço: Av. 1º de maio, 1776 - Buritizal - cep 68.902 - 891 - Macapá - AP
Telefone: 3242-3953
WhatsApp: 96 99174-6934
E-mail: paroquiapscj007@gmail.com
Sigano-nos nas redes sociais
Facebook: Paroquia Sagrado Coração de Jesus de Macapá
Instagram do Discipulado: @discipulado_pscj