REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo

Pe. Giovanni Pontarolo - Missionário pela oração / Ibiporã-PR

– Nossa Senhora do Rosário =

Lc 1,26-38. Anunciação a Maria

O Rosário é um costume antigo da Igreja. 

Rezar o Rosário é ficar ao lado de Maria para contemplar Jesus nosso Salvador.

 

A festa do Rosário é uma memória mariana e quer celebrar a salvação da cristandade na vitória de Lépanto, alcançada depois de uma grande campanha da reza do rosário. A vitória de Lepanto (1571) sustou a grande expansão do império turco. São Pio V atribuiu esse feito histórico à oração que o povo cristão dirigira a Nossa Senhora do Rosário.

 

Fazer uma breve oração invocando: Vinde, Espírito Santo.

 

 

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

 

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

27  a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.

31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,*

33 e o seu reino não terá fim.

34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?

35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,

37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível.

38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.

 

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

 

Deus quer salvar a humanidade, mas quer depender da livre adesão da criatura humana. Então Deus envia seu anjo para convidar Maria a aceitar o plano de Deus. “Alegra-te, agraciada, repleta dos favores de Deus, cheia de graça”: Você será a mãe do Filho do Altissimo.

 

Maria colabora com generosidade e assim começa a existência de Jesus, o nosso Salvador. A concepção de Jesus no seio de Maria é obra do Espírito Santo que renova a criação.

 

Agora para completar a realização deste plano de Deus, cada um de nós é chamado a se unir pela fé a este Filho de Deus encarnado, vivendo no mesmo Espírito e participar da divindade.

 

Enquanto rezamos o Terço contemplamos Jesus com o olhar de Maria.

 

Junto com Maria contemplamos os mistérios da alegria, vendo como Deus realizou a salvação. Jesus é o Messias prometido através dos profetas. E Maria colaborou nesta obra como a humilde serva do Senhor.

 

Junto com Maria contemplamos os mistérios da luz: Jesus anunciando o Reino de Deus e convidando todos à conversão para participar dele. E Maria foi a primeira a crer e participar da nova família de Jesus, com todos aqueles que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.

 

Junto com Maria contemplamos os mistérios da dor: Jesus que luta contra a maldade humana instigada pelo demônio. Não se deixa derrotar pelo tentador, aceita todo sofrimento causado pelo pecado, e do Pai alcança o perdão pela humanidade pecadora.

 

Junto com Maria contemplamos os mistérios da glória: Jesus ressuscitado e glorificado pelo Pai, que dá o perdão e o Espírito a seus discípulos. E Maria é a primeira a receber o Espírito, e também a participar da glorificação de seu filho.

 

Todo cristão aumenta sua fé pela oração do Terço, assim fala o povo fiel: família que reza unida permanece unida.



Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

 

Oremos com a Igreja:

Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

 

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

 

“Tutti fratelli”:

No segundo capítulo "Um estranho no caminho" o Papa apresenta a parábola do Bom Samaritano. Enquanto pessoas que se consideram religiosas, evitam de se aproximar do necessitado, um Samaritano se aproxima do estranho ferido, sente compaixão e o socorre.

 

Nossa sociedade está doente porque vira as costas à dor e falta do amor no cuidado dos mais frágeis e vulneráveis (64-65). 

Mas todos nós somos corresponsáveis na construção de uma sociedade que saiba incluir, integrar e levantar aqueles que sofrem (77).

 

Todos somos chamados a estar próximos uns dos outros (81), superando preconceitos e interesses pessoais. O amor constrói pontes e nós "somos feitos para o amor" (88), exortando em particular os cristãos a reconhecerem Cristo no rosto de cada pessoa excluída (85).

 

REFLEXÕES DIÁRIAS – Pe. Giovanni Pontarolo