REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo

 

28 Comum Quarta f. = Lc 11,42-46 = Censura aos fariseus e aos doutores da Lei.

Pe. Giovanni Pontarolo - Missionário pela oração / Ibiporã-PR 

 

 


Fazer uma breve oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.


Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

 

 

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

 

42 Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de diversas ervas e desprezais a justiça e o amor de Deus. No entanto, era necessário praticar estas coisas, sem contudo deixar de fazer aquelas outras coisas.*

43 Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas!

44 Ai de vós, que sois como os sepulcros que não aparecem, e sobre os quais os homens caminham sem o saber.

 

45 Um dos doutores da lei lhe disse: Mestre, falando assim também a nós outros nos afrontas.

46 Ele respondeu: Ai também de vós, doutores da lei, que carregais os homens com pesos que não podem levar, mas vós mesmos nem sequer com um dedo vosso tocais os fardos.

 

 

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

 

Jesus muitas vezes tem que enfrentar a seita tradicionalista dos fariseus que distorcem a fé. Eles guardam com escrúpulo algumas leis religiosas como pagar dízimo, mas se omitem em guardar outras leis mais importantes como a honestidade e o amor a Deus.

Gostam de ter um lugar de honra na frente dos outros, mas no coração estão cheios de maldade. São como os sepulcros bonitos por fora, e guardando ossos podres dentro.

 

Os mais simples e mais humildes do povo judeu querem praticar a religião, obedecer a lei de Deus, os pobres querem ser honestos e observantes.

Mas os professores da lei, encarregados de ensinar a lei de Deus ao povo, complicam a religião porque aumentam as coisas dando mais valor a coisas secundárias, como se fossem mais importantes.

 

Também nossa sociedade está abarrotada de leis, a cada dia sai uma lei nova. Nós temos muita injustiça imposta por lei, como a grande diferença de salário (salários altos e salários baixos - salário mínimo). Leis que defendem grupos privilegiados às custas da maioria, que fica marginalizada. Leis do divorcio, do aborto... Estas leis são injustas.

 

O que vale não é a lei, e sim a honestidade e o amor.

 

ORAR: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.

Jesus, Que o seu Espírito Santo nos dê o bom senso para viver a fé com coração simples e humilde, ensina-nos a viver a nossa fé não para aparecer religiosos na frente dos outros, mas para agradar a Deus. Que não fiquemos criticando outros que não praticam a religião segundo nossos costumes, porque não somos juízes, e quem julga o coração é Deus. Porém dá-nos o bom senso e fortaleza para resistir às leis que hoje a sociedade impõe contra a vida e a família.

 

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

 

Sábado 10 de outubro um adolescente de 15 anos foi declarado “Bem aventurado Carlos Acutis” porque a Igreja reconheceu que ele foi um jovem muito amigo de Jesus, que viveu o Evangelho com vontade firme. Ele tinha muitos amigos e era um gênio na informática.

 

Estas são algumas afirmações indicadas por Carlo no site que desenhou para seus amigos, escrevendo como premissa estas palavras que ele se esforçava de viver: “Decidi ajudá-lo, confidenciando-lhe alguns dos meus segredos muito especiais, para alcançar rapidamente este objetivo de santidade:

 

1) Você tem que querer de todo o coração e, se ainda não quiser, peça ao Senhor com insistência.

 

2) Procure ir à Santa Missa todos os dias e tome a Sagrada Comunhão.

 

3) Lembre-se de recitar o Santo Rosário todos os dias.

 

4) Leia a cada dia uma passagem da Sagrada Escritura.

 

5) Se você puder fazer alguns momentos de Adoração Eucarística em frente ao Tabernáculo onde Jesus está realmente presente, você verá como o seu nível de santidade aumentará prodigiosamente.

 

6) Se você pode confessar seus pecados veniais todas as semanas.

 

7) Você frequentemente faz resoluções e sacrifícios ao Senhor e a Nossa Senhora para ajudar os outros.

 

8) Peça constantemente a ajuda do seu anjo da guarda, que deve se tornar seu melhor amigo ".

 

 

No youtube podemos encontrar mais notícias sobre este adolescente amigo de Jesus.

 



REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo