REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo

Pe. Giovanni Pontarolo - Missionário pela oração / Ibiporã-PR
 

LEITURA ORANTE    

30 Comum Sábado = Lc 14,1.7-11 = Lição de humildade: escolher o último lugar.

 

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

 

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

 

7 Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:

8 Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,

9 e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.

10 Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas.

11 Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado.

 

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

 

Um fariseu convida Jesus para fazer refeição em sua casa.

Jesus vê que os convidados escolhem os primeiros lugares e comenta o comportamento deles, não para condená-los, mas para indicar-lhes a verdade: Não escolha o primeiro lugar, não se considere melhor que os outros, mas vai sentar-te no último lugar, então quem te convidou te dirá: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas.

 

No Reino de Deus ninguém pode considerar-se mais importante que os outros. Só Deus vê o valor de cada um. Ele dá a cada um segundo suas obras, feitas em espírito de humildade e serviço. Quem se levanta, pisa sobre os outros, e Deus não gosta disso.

Jesus sempre fala em humildade e serviço. Ele disse: "Quando tiverdes feito tudo quanto está ao vosso alcance, dizei: Somos servos inúteis, porque não fizemos nada mais do que nossa obrigação”. Quem se coloca ao serviço dos outros se humilha e Deus o exaltará. Deus gosta desta atitude, porque Ele também por amor se põe ao nosso serviço. Deus é amor que se doa gratuitamente. O poder de Deus é doar-se para fazer crescer.

 

Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será exaltado Palavras que exprimem a mesma convicção que Maria cantou no seu hino: Deus derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.

 

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor....... Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

 

Jesus, você disse: Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será exaltado: Estas palavras que exprimem a mesma convicção que Maria cantou no seu hino quando foi visitar Isabel. Que nós tenhamos o mesmo espírito dela, como os profetas que julgavam os acontecimentos humanos segundo o Espírito de Deus. Doa-nos um coração manso, capaz de se colocar ao serviço de quem necessita, sem olhar ao retorno, ou vantagens humanas.

 

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

 

No mês de Novembro a Igreja faz oração pelos nossos finados que estão no purgatório se purificando esperando o encontro com Deus.

 

É sinal de grande amor ao próximo rezar pelas almas do purgatório. Eles aguardam nossas orações e sacrifícios que os ajudem a se purificar, para estarem limpos de toda impureza do pecado e irem ao encontro da Glória de Deus.

 

Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão totalmente puros para o encontro com a santidade de Deus, passam depois da sua morte por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria de Deus. Eles esperam ansiosamente nossa ajuda, nossas orações e sacrifícios.

Em virtude da "comunhão dos santos", a Igreja recomenda os defuntos à misericórdia de Deus e oferece em favor deles sufrágios, particularmente o santo sacrifício eucarístico.

 

Nossa Senhora aparecendo em Fátima aos três pastorzinhos pediu para orar muito pelas almas do purgatório. Então as três crianças ofereceram muitas orações e sacrifícios pelas almas do purgatório rezando “levai todas as almas para o céu, especialmente as que mais precisarem da vossa misericórdia”.

 

Nossa Senhora aparecendo também em Medjugorie nos disse: “Queridos filhos, hoje desejo convidá-los a rezar todos os dias pelas almas do purgatório. Para toda alma são necessárias orações e a graça para alcançar a Deus e o amor de Deus.

Rezando por eles, queridos filhos, vocês receberão novos intercessores que na vida os ajudarão a compreender que as coisas da Terra não são importantes para vocês e que somente o Céu é a meta que devem ter.

Queridos filhos, rezem sem cessar para que vocês possam ajudar vocês mesmos e também aos outros aos outros aos quais a oração trará a alegria”.

 

REFLEXÃO DIÁRIA – Pe. Giovanni Pontarolo